voltar...


Unimed Feira de Santana (BA)

${5} ${6}


No dia 12 de julho de 1983, a Unimed Feira de Santana foi fundada com a participação de 42 médicos. Tinham um objetivo em comum: prestar assistência médica diferenciada e suplementar à população, com melhor padrão de atendimento à saúde, ocupando os espaços onde o Sistema Público não atendeu a expectativa da comunidade.


Os vinte fundadores da cooperativa foram: Adelmo Leite, Colbert Martins, Dilermando Neves, Edson Souza, Elrico Teles, Evandro Matos, João Batista, João Carlos, José Antônio, Josefa Heliana, José Luciano, Lamartine Mota, Maridélia Cohin, Mário Sergio, Marta Figueiredo, Milésio Ledoux, Renato Pires, Silvio Matos, Outran Borges e Wilton Tavares. A primeira sede situava-se na Avenida Senhor dos Passos, 1293.


Naquela época o trabalho médico sofria forte pressão de grupos financeiros que mercantilizavam a assistência médica e intermediavam a relação médico-paciente. Apesar das turbulências iniciais no enfrentamento às empresas de medicina de grupo estabelecidas na região, a Unimed Feira Santana firmou-se no mercado com a adesão contratual de grandes empresas, aliado ao rápido crescimento do quadro de cooperados, contagiados pelos ideais cooperativistas.


O primeiro presidente da Singular foi João Batista de Cerqueira, que dirigiu a cooperativa de 1983 a 1991. Na sua gestão foi fundada a Unimed do Estado da Bahia, aberto o pronto-socorro do Hospital Dom Pedro de Alcântara e o Hospital Unimed teve sua construção iniciada.  Implantou-se a terceirização do Laboratório de Análises e benefícios para os médicos cooperados, como, auxílio funeral, plano de saúde, cartão de crédito, seguro de vida em grupo e convênio com a cooperativa de consumo do Banco do Brasil. Também em sua gestão, a cooperativa mudou-se para uma nova sede, no Largo do São Francisco, 90.


No período seguinte, de 1991 a 2003, João Carlos Lopes Cavalcante exerceu a presidência. A sede da Cooperativa foi locada no imóvel à Rua Barão do Rio Branco, 822, onde atualmente funcionam a operadora Unimed, a Usimed, a Unicred e a Coopase - cooperativas co-irmãs implantadas nessa época.

Concluiu-se e inaugurou-se o Hospital Unimed, marco importante para a consolidação da Cooperativa no mercado. Programas e eventos de repercussão social foram desenvolvidos, com destaque para o Uniatende (atendimento domiciliar a usuários portadores de patologias específicas, como: diabetes, hipertensão, e sequelas de AVC). Além desses, surgiu o Programa da Melhor Idade, que agrega usuários da terceira idade que podem participar de atividades físicas e psico-sociais.


O terceiro presidente, Paulo Jorge Ribeiro Varjão, no período de 2003 a 2007, alterou o Estatuto Social da cooperativa e realizou algumas auditorias de gestão. Na época, surgiu o Jornal Uninews, a Revista Uninho, o Projeto Happy Day e o Projeto Unibaby. Ainda no período, cooperados e colaboradores ganharam um curso de inglês, em atividade até hoje, e o aparelho de tomografia foi adquirido para incrementar o Hospital Unimed.


No momento atual, a Singular conta com mais de 280 cooperados em seu quadro social, atendendo 35 mil usuários, distribuídos em sua área de ação. No bojo do seu crescimento, obteve suporte operacional efetivo das cooperativas Unicred Nordeste da Bahia (Cooperativa de Crédito), Usimed de Feira de Santana (Cooperativa de Usuários de Assistência Médica) e Coopase (Cooperativa de Administração e Serviços na Área da Saúde), refletindo a solidez do Sistema e a pujança de um sonho que deu certo.

Ficha Técnica

Unimed Feira de Santana
Clientes35 mil
Cooperados280
Fundação1983


Galeria de Presidentes


De 1983 a 1991: João Batista de Cerqueira
De 1991 a 2003: João Carlos Lopes Cavalcante
De 2003 a 2007: Paulo Jorge Ribeiro Varjão
De 2007 a 2011: João Carlos Lopes Cavalcante