voltar...


Federação das Unimeds do Estado do Paraná

Em 18 de agosto de 1979 era criada a Federação das Unimeds do Estado do Paraná, instalada na sede da Unimed Curitiba, na Rua Clotário Portugal. A Assembléia Geral foi realizada na cidade paranaense de Ponta Grossa, por 26 médicos fundadores. Na época, Manoel Stenghel Cavalcanti presidia tanto a Singular curitibana quanto a Federação recém-criada, que no início do seu funcionamento englobava apenas quatro cooperativas: Ponta Grossa, Curitiba, Londrina e Guarapuava. Hoje em dia, para se ter uma idéia do seu crescimento, ela contempla 22 singulares.


A Unimed Paraná passou por seis sedes na capital paranaense: na primeira, permaneceu até 1986, mudando-se depois para a Rua XV de Novembro. Em 88, conquistou seu primeiro espaço próprio, situado à Rua 13 de Maio. Chegou a voltar para a Rua Clotário Portugal – primeiro local onde funcionou – para que o presidente da época, Walter Marsola, pudesse administrar o cargo tanto na Federação quanto na Unimed Curitiba, o que já havia ocorrido com o presidente Manoel Cavalcanti. Em 1993, a Federação mudou novamente de endereço: funcionou no Centro Comercial Itália (CCI) até 2006. A partir de então atua em sua sede própria, na Rua Antonio Camilo, número 283, no Tarumã.


No início, a Unimed Paraná passou por dificuldades para cumprir sua vocação, que tem por objetivo, de acordo com seu Estatuto Social, “integração, orientação e coordenação das atividades das cooperativas de trabalho médico, nos casos de interesse estadual e nos empreendimentos que transcendam a capacidade ou conveniência de atuação das Cooperativas Singulares Federadas, organizando planos de intercâmbio de serviços, de interesses e de informações, bem como assessorando na planificação e funcionamento das mesmas, defendendo-as perante os órgãos governamentais, entidades ligadas ao cooperativismo e ao público em geral”.


A própria regulamentação era uma das dificuldades, assim como problemas com falta de recursos, busca de direcionamento de caminho, entraves na assimilação de um sistema novo no relacionamento médico-paciente em detrimento ao paciente particular e o fato de ser uma mudança radical e uma novidade para os médicos.


Com o tempo, os solavancos cederam lugar às conquistas. A partir de 1990, novos rumos começaram a impulsionar o crescimento da cooperativa. Empresas importantes assinaram contratos e as singulares sedimentavam a idéia de atuação da Federação, bem como seu papel junto a elas.


A Unimed Paraná abrange todo o Estado, por meio da atuação de suas 22 federadas que cobrem todas as cidades paranaenses, divididas em quatro regiões:


Região I:
Ponta Grossa, Curitiba, Paranaguá, Rio-Mafra e Vale Iguaçu
Região II: Norte Pioneiro, Cornélio Procópio, Londrina e Apucarana
Região III: Paranavaí, Noroeste do Paraná, Campo Mourão, Cianorte e Maringá
Região IV: Vale do Piquiri, Costa Oeste, Cascavel, Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Pato Branco e Guarapuava


Atualmente, o sistema Unimed no  Paraná congrega 8730 médicos cooperados, 1 milhão de clientes, 527 laboratórios conveniados, 390 hospitais conveniados e 1043 clínicas e serviços auxiliares.


Alguns colaboradores prestaram depoimento em homenagem aos 28 anos da cooperativa, comemorados em 2007. É o caso da ginecologista e obstetra Lílian Regina Lang, 45 anos, médica auditora da Federação, que completa 10 anos de casa: "podemos comparar [os 28 anos] com uma longa viagem de trem. Durante todo este tempo muitas pessoas entraram e outras tantas foram saindo nas estações da vida. Muitos entraram e deixaram marcas e outros parecem que entraram por engano e já saíram na próxima porta, quase sem percebermos. Alguns voltaram para nossa felicidade, mas outros perdemos para sempre", lembra. "Gosto muito de trabalhar aqui. A empresa incentiva o crescimento. Não só o profissional, mas também o pessoal e nos possibilita reconhecimento. É muito gratificante", avalia.


Já o gerente de operações Cidmar Almir Andretta, 55 anos, funcionário mais antigo da Unimed Paraná, conta 27 anos de trabalho dedicados à Federação. Entrou na empresa prestando serviços como contador, mas seu vínculo inicial era com a Unimed Curitiba. Entre as décadas de 80 e 90 chegou a manter quatro empregos para garantir o futuro da família, mas em 1996 optou por permanecer apenas na Federação. Foi uma aposta feliz. Não se arrepende. Quando Andretta começou na Federação, não passava de três o número de funcionários. "Hoje, somos quase 180", conta. "Sou muito feliz em trabalhar aqui e devo tudo que tenho a essa empresa", revela.


O analista de Serviços de Relacionamento com o Cliente (SRC), José Elton Dutra, 42 anos, é um deles. Ele começou na Unimed no setor de Cadastro, onde permaneceu por 2 anos. Seguiu para o Financeiro, onde trabalhou 8 anos. Ficou mais um ano e meio no Jurídico e atualmente está na área de Mercado. Dutra define a Unimed como seu segundo lar. "Aqui encontrei pessoas importantes na minha vida. Fiz muitos amigos. Hoje, sei muito também por ter passado por vários setores. Conheço muito do Sistema, tudo por causa das oportunidades de que desfrutei. Elas foram proporcionadas por gestores, coordenadores e colegas de trabalho", afirma.



Ficha Técnica


UnimedParaná
Clientes1 milhão (Considerando as Cooperativas)
Cooperados8730 (Considerando as cooperativas)
Fundação1979




Galeria de Presidentes



1979 a 1982 - Manoel Sthengel Cavalcanti
1982 a 1986 - Manoel Sthengel Cavalcanti
1986 a 1990 - Manoel Stenghel Cavalcanti
1990 a 1994 - Walter Marsola
1994 a 1996 - Walter Marsola (gestão interrompida por falecimento em 05 de agosto de 1996)
1996 a 1998 – Luiz Carlos Misurelli Palmquist
1998 a 2002 – Luiz Carlos Misurelli Palmquist
2002 a 2006 – Luiz Carlos Misurelli Palmquist
2006 a 2010- Orestes Barrozo Medeiros Pullin