voltar...


Unimed Ponta Grossa (PR)



Recepção do Hospital da Unimed Ponta Grossa

Aos 30 anos, a Unimed Ponta Grossa conta com 410 médicos cooperados, mas tudo começou com apenas 28 profissionais locais. Sob a liderança do médico Enny Luiz Fachin, foi oficialmente fundada em 07 de junho de 1978. De lá para cá, cresceu não só em número de cooperados, como também em participação no mercado e abrangência regional.

A terceira Singular do estado do Paraná mantém até hoje o mesmo objetivo traçado em sua data de fundação: “A defesa econômico-social dos integrantes da profissão de médico, por meio do aprimoramento do serviço de Assistência Médica e Hospitalar que será prestado de forma coletiva ou individual”.

A missão do primeiro diretor-presidente, Enny Luiz Fachin, que exerceu o cargo por duas gestões, foi entender o cooperativismo e estruturá-lo dentro do modelo de saúde suplementar. Nesta fase inicial, a Cooperativa ocupava uma sala nas dependências da Associação Médica de Ponta Grossa.

Ao longo das nove gestões pelas quais a Singular passou sempre houve a preocupação em se manter os princípios cooperativistas, aliados à profissionalização das atividades e acompanhamento das tecnologias. 

Um dos períodos difíceis enfrentados pela Unimed Ponta Grossa foi durante a década de 80. Com a economia em recessão, muitas empresas romperam contratos, acreditando que a assistência médica era um benefício supérfluo. Em 1982, iniciou um trabalho de relacionamento com prospects, o que a fez conquistar contratos substanciais.

Em 1986, a Singular ganhou sede própria na Rua Santos Dumont, 1036, local em que está até os dias atuais. A atitude deu início a uma nova fase já que o espaço permitia um atendimento diferenciado aos cooperados e clientes. Na década seguinte, a gestão teve como prioridade criar estratégias que pudessem competir com as operadoras de medicina de grupo, bem como iniciar as atividades que visassem o bem-estar da comunidade.

No final dos anos 90, deu um importante passo ao assumir e ampliar a Maternidade Santana que a partir da mudança passou a se chamar Santana Hospital Unimed. Cercado pela divisão dos cooperados, o recurso próprio começou a funcionar em novembro em 1999. Atualmente, o Hospital Geral Unimed (HGU) é referência em atendimento na cidade, contando com soluções e equipamentos de alta tecnologia e um corpo clínico de 389 médicos.     

Além do HGU, a Unimed Ponta Grossa conta com outros 18 hospitais credenciados, 48 clínicas e 28 laboratórios para seus mais de 42 mil clientes espalhados pela cidade sede e também em: Arapoti, Cândido Abreu, Carambeí, Castro, Imbituva, Ipiranga, Ivaí, Jaguariaíva, Palmeira, Piraí do Sul, São João do Triunfo, Teixeira Soares, Telêmaco Borba, Tibagi e Reserva.



Ficha Técnica


UnimedPonta Grossa
Clientes42.309
Cooperados410
Fundação1978



Galeria dos Presidentes

De 1978 até 1984 - Enny Luiz Fachin
De 1984 até 1990 - Sílvio Fernandes da Silva
De 1990 até 1993 - Paulo Gomes Toledo Filho
De 1993 até 1996 - Sérgio de Abreu Lima
De 1996 até 2002 - Alberto Olavo de Carvalho
De 2002 até 2008 - Carlos Augusto Marques
De 2008 até 2011 - Gilberto Baroni