voltar...


Unimed Região da Campanha (RS)

Em 02 de junho de 1978, um grupo de médicos se reuniu em Bagé: Renato, Jesus, Delvo, Mário Freitas, Jorge Grillo, Marcelo e Ricardo debatiam sobre como unir a classe para tentar acabar com a mercantilização da medicina naquela região. Ao todo, trinta e dois médicos estavam presentes na sala de reunião, com o objetivo comum de manter o atendimento em consultórios e as características liberais da profissão.


Assim, eles declararam em Assembléia a constituição da Unimed Bagé – Sociedade de Serviços Médicos. Depois da formalização da cooperativa, com a integralização da cotas, surgiu um pequeno problema. Não havia sede. Rapidamente, Ricardo Kalil ofereceu seu consultório, na Avenida General Osório 1019, para sediar a nova Singular. O plenário escolheu Delvo de Oliveira para secretariar os trabalhos e Manoel Inácio Mansur Fortes para presidi-los. Em seguida, ocorreu a eleição dos membros da diretoria. Manoel Inácio foi eleito o primeiro presidente da Unimed e Renato Gasparri seu vice. Jorge Grillo e Ricardo Kalil se tornaram diretores. Delvo assumiu a Superintendência.


Seis meses após a eleição, o oftalmologista Manoel Fortes abdicou de seu mandato, entregando o cargo a Renato Gasparri, que permaneceu na função até 2004. As primeiras atividades resumiram-se na comercialização de planos de saúde. Daí em diante, a Unimed Bagé continuou prestando toda a assistência médica, hospitalar e ambulatorial aos seus usuários. Nem todos os processos administrativos adotados em outras Unimeds poderiam ser adotados na cidade. Os ajustes foram necessários e as finalidades passaram a ser atingidas. O médico ampliou seu mercado de trabalho sem ser explorado, uma vez que se aboliu o intermediário. O usuário passou a ter um atendimento personalizado, preservando a relação médico-paciente.


As reuniões da Cooperativa ocorriam na sede da Associação Rural e depois na sede da Sociedade de Medicina, na Rua Sete de Setembro, número 1015, 2° andar. Depois, ela se mudou para prédio próprio, dividindo o local com a Sociedade de Medicina, na Rua Monsenhor Costábile Hipólito, número 393. Finalmente, em 1992, a nova sede foi concluída. Assim, a Singular passou a operar na Rua Sete de Setembro, 679.


Havia, na época, apenas dois colaboradores. Hoje, são vinte. Um deles merece destaque: José Irany Luiz, gerente, que se dedicou à Singular com competência e desprendimento até seus últimos momentos. Foi substituído em 7 de março de 2002 por Cláudio Renato. No momento, a Unimed Bagé tem 140 médicos cooperados. O atual presidente, Carlos Fico, dedica-se à cooperativa desde 1985, sempre fazendo parte da diretoria.


A Unimed Bagé teve seu nome alterado para Unimed Região da Campanha desde março de 2008. Mas continua fiel aos princípios que a originaram, atenta ao progresso da sociedade e da região em que atua. Seus serviços abrangem, hoje, as cidades de Acegua, Bagé, Candiota, Colônia Nova, Dom Pedrito, Hulha Negra, Lavras do Sul, Pedras Altas e Pinheiro Machado.



Ficha Técnica:


UnimedRegião da Campanha
Cooperados140
Fundação1978



Galeria de presidentes:


1978: Manoel Inácio Mansur Fortes
De 1978 a 2004: Renato Gasparri
De 2004 até os dias atuais: Carlos Fico