voltar...


Unimed Regional da Baixa Mogiana (SP)

Na década de 80 acontecia em Mogi Mirim o movimento de um grupo de médicos da região, que pensava em criar um sistema de assistência médica diferenciado, participativo e democrático. 
 
Já em 1981 eles iniciaram os contatos para a fundação da Unimed Regional da Baixa Mogiana. No dia 4 de novembro daquele ano, na Avenida Santo Antonio, em Mogi Mirim, 52 médicos desta cidade, de Mogi Guaçu e de Itapira se reuniram em Assembléia Geral para constituir a cooperativa.
 
Coube ao cirurgião geral Raji Rezek Ajub, atual presidente do Conselho de Administração, naquela época presidente da APM Regional da Baixa Mogiana, a tarefa de organizar, arrecadar fundos para constituição do capital social e convocar a Primeira Assembléia para a Fundação da cooperativa. Durante a Assembléia, o ortopedista Moysés Elias foi eleito presidente, o urologista Antonio Carlos Meleiro, vice-presidente, e o urologista Oscar Faria Júnior, superintendente.
 
As dificuldades faziam parte do processo de estruturação da singular, que contava com a colaboração do advogado Antônio Filomeno e do contador Adahir Scomparim para se estabelecer. Na época, alguns médicos da Unimed Campinas também prestaram uma assessoria.
 
É bom lembrar que o pioneirismo do modelo cooperativista de assistência médica da Unimed imprimia em todas as suas singulares um objetivo em comum: repudiar e combater as “ditas” medicinas de grupo, que vinham solapando os serviços e o relacionamento entre médico-paciente e intermediando o trabalho destes profissionais.
 
O primeiro endereço da Unimed Regional da Baixa Mogiana, há 24 anos, foi na Praça Duque de Caxias, no centro de Mogi Mirim. Depois, a cooperativa passou a funcionar durante algum tempo na Galeria Lorenzetti e, anos mais tarde, em um imóvel na Praça São José.

Uma data importante na história da singular foi o dia 1° de março de 1985, quando foram fechados contratos com duas empresas de Mogi Guaçu. A Cima e a MMG (atual Mahle) trouxeram à singular 4 mil usuários. Nessa época, a cooperativa contava com um quadro de 65 médicos e abrangia apenas as cidades de Mogi Guaçu e Mogi Mirim.

Neste ano, a cooperativa abriu seu primeiro escritório em Mogi Guaçu, na Rua Chico de Paula, em uma sala da Santa Casa de Misericórdia. Mais tarde passou a atender na Rua Nicolau Falsetti e depois na Rua Siqueira Campos. Já em 1991, começaram as obras de construção da nova sede, que terminou dois anos depois. O novo endereço ficava na Avenida Mogi Mirim. 

Em seus contratos a cooperativa oferecia cobertura médica e hospitalar a seus clientes, entre eles os funcionários das metalúrgicas e seus dependentes, que passaram a ter, nos consultórios dos médicos da Unimed, um atendimento mais humano. O convênio dava ainda direito a exames de raios-X e a cirurgias realizadas nas Santas Casas de Mogi Guaçu e Mogi Mirim.

A singular ampliou o atendimento na região ao firmar mais contratos com empresas, sindicatos, associações e entidades. Em 1986, eram 15 empresas conveniadas nestas duas cidades. No período, 89 médicos atendiam os mais de 12 mil usuários.

Um grupo de esposas de médicos e funcionárias da Unimed formou a Comissão da Mulher Unimediana, em 97. Um ano depois, a cooperativa lançou o Plano de Saúde Comunitário (Plano C), voltado à comunidade mais carente. Ainda nos anos 90, ocorreu a implantação da Assistência Domiciliar e foi lançado o Guia para Gestante.

Desde 1993, a Unimed está instalada em sede própria, unindo o atendimento aos clientes de toda a área de abrangência. Em março de 2000, inaugurou uma sede em Itapira, na Rua Rui Barbosa, num prédio anexo à Santa Casa, para estreitar o relacionamento com pacientes e empresários daquela cidade. Em paralelo, criou a Unimed Medicamentos Mogi Guaçu, a Farmácia Unimed, que começou a funcionar na Rua Luiz Martini.

Em 2001, a cooperativa lançou o Programa Viva Bem, de Medicina Preventiva. Mas não parou por aí. A preocupação com o bem-estar de clientes, entre eles os portadores de deficiência, proporcionou a criação do primeiro guia médico em Braile, em 2004. Ainda no mesmo período, a singular ganhou o Prêmio Racine, por seu programa Vida Iluminada.

Atualmente, a Unimed Baixa Mogiana continua em pleno vapor com seus projetos. Em 2006, por exemplo, reformulou totalmente seu site tornando-o mais ágil para o internauta. Além disso, inaugurou uma nova sede para a Óptica Unimed Mogi Guaçu, na Rua São José, no centro. E em junho daquele ano, atingiu a importante marca de 100 mil usuários, bem como comemorou seu Jubileu de Prata - 25 anos de Fundação.

Ficha Técnica

UnimedRegional da Baixa Mogiana
Clientes100 mil
Cooperados237
Fundação1981


Galeria dos presidentes


De 1981 a 1984: Moysés Elias
De 1984 a 2005: Oscar Faria Júnior
De 2005 até os dias de hoje: Carlos Eduardo de Carvalho